sexta-feira, 27 de abril de 2012

Penteados e cortes modernos

Postado por Elite Feminina 0 comentários















quarta-feira, 25 de abril de 2012

Figurino do filme Maria Antonieta por Sophia Coppola

Postado por Elite Feminina 0 comentários


Uma das histórias  mais encantadoras de minha vida é justamente a tão perseguida Maria Antonieta. Eu não gostei muiiito do filme de Sophia Coppola. Achei que faltou mais essência da própria Maria Antonietta, mas aqui quero falar do perfeito e encantador figurino da época.

Marie Antoinette em trajes mais íntimos: ainda os tons rosados, desta vez salmon.
Um filme sobre a última rainha da França (coisa lastimável a França não ter mais reis), tinha que fazer jus ao padrão dela que – entre tantas outras coisas – foi conhecida por seu modo de vestir. Maria Antonieta tinha um cabeleleiro particular, os melhores costureiros e chapeleiros (que trazia de Paris) e gostava de inventar moda com seus penteados exóticos e aplicações nos vestidos (pérolas e pedras preciosas). 

“Ser a mulher mais à la mode de todas parecia a coisa mais desejável que se poderia imaginar; e essa fraqueza, indigna de uma grande soberana, foi a única causa de todos os defeitos exagerados que o povo tão cruelmente lhe atribuiu.” (Condessa de Boigne sobre Maria Antonieta)

O povo, diga-se de passagem, na verdade foi totalmente influenciado pela propaganda dos revolucionários que espalharam todo tipo de calúnia sobre a imagem de Maria Antonieta, como forma de fazer com que as pessoas tivessem repulsa por sua figura e assim fosse mais fácil levá-la ao cárcere e assassiná-la, que foi o que terminou acontecendo. Tudo em nome da revolução. Coisa horrorosa a ideologia! Para os revolucionários as vidas não importam e sim a causa, pois na mentalidade deles o fim justifica os meios. Triste!
A Rainha nem mesmo podia comer em paz: sempre cercada de gente. Nada de privacidade.


O irmão da rainha chegou a reclamar da quantidade de rouge que ela usava.
Era o estilo francês: muito espalhafatoso para o padrão austríaco.

Família

No filme de Sophia as cores são lindas. Maria Antonieta adorava os tons pastel verde e azul e detestava o laranja. A figurinista Milena Canonero – que ganhou o Oscar por este trabalho – usou outras cores simbolizando a passagem do tempo: tons pastel de azul e rosa na adolescência, cores mais quentes na juventude e tons escuros no período que se avizinha do fim de sua vida como rainha.
A rainha ainda menina: azul bem clarinho
A rainha adulta: pretinho básico no baile de máscaras

A figurinista italiana agradeceu a Stanley Kubrick em seu discurso ao receber o Oscar:
“Ao longo da história, a moda tem influenciado o cinema. Mas hoje em dia a moda está muito presente. Então a moda influencia o cinema também, e é uma troca contínua. Como Stanley costumava dizer, você pode pegar sua experiência de qualquer tipo e fonte, e moda pode ser uma dessas fontes, mesmo que seja um filme de época. E você não pode esquecer que está fazendo um filme de época, ele precisa ser crível”.

“Em Maria Antonieta, a nossa diretora Sophia Coppola não queria fazer algo acadêmico e ao mesmo tempo não queria fazer algo que não fosse crível. Então fomos em uma direção que é a arte que vocês conferem agora. Cada vez que você trabalha o mesmo período [num filme de época], você pode fazê-lo de tantas maneiras diferentes… a visão do diretor é a coisa mais importante em um filme”. (Milena Canonero)


Canonero contou com artigos de grandes nomes do mundo fashion para criar o figurino, tais como Karl Lagerfeld, John Galliano e Fendi. As jóias são de Victorie de Castellane, da Dior.

Para os pés o grande Manolo Blahnik criou uma linha especial apenas para a obra de Sophia.


Mas a curiosidade da linha de sapatos deste filme é um All Star azul clarinho que aparece rapidamente em meio aos maravilhosos Manolos. O tênis é para mostrar a juventude de Maria Antonieta e fazer a ligação dela com os jovens de hoje.
Tudo azul: reparem no charme das meias e no All Star ao fundo

O interessante é que neste filme os vestidos, sapatos, cabelos e acessórios lembram doces. 
É de dar água na boca mesmo! Que docinhos lindos! I want candy!


Para quem quiser saber mais sobre a vida de Maria Antonieta eu recomendo o livro de Antonia Fraser. É realmente muito bom, fruto de muita pesquisa, diferente de certos autores que se prestaram apenas a difundir a propaganda revolucionária sem se importar com as mentiras, e incongruências. Neste livro de Fraser, vemos um ser humano e não uma caricatura mal feita.

Figurino do filme o Brilho de uma Paixão

Postado por Elite Feminina 1 comentários

Gente eu não poderia deixar de comentar sobre os figurinos que me chamam atenção nos respectivos filmes que assisto. Tenho uma preferência especial pelos filmes de época, que nos remetem à literatura e história da arte. Esta semana me encantei com 'O Brilho de uma Paixão' . O romance conta a história real do poeta John Keats (Ben Wishaw), um dos grandes nomes da literatura romântica inglesa, e sua paixão pela estudante de moda Fanny Brawne (Abbie Cornish). É importante citar a época, 1818 século 19.
Durante o filme Fanny exibe vestidos belíssimos, que vou até  fazer uns modelitos baseados nesta composição. Ela é uma personagem dona de opiniões muito fortes, o que reflete nos vestidos que veste. Gente é encantador. Vou desenhar e costurar pelo menos um para dividir aqui com vocês. Vale muito à pena assistir o filme e conferir de perto.







Apaixonante!
Espero que gostem
beijos
by Prestes

terça-feira, 24 de abril de 2012

Dicas de sombras

Postado por Elite Feminina 0 comentários






Dicas de looks completos

Postado por Elite Feminina 1 comentários





 

Elite Feminina Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea